A Fundação para o Desenvolvimento da Arte e Cultura do Uzbequistão, em parceria com Wael Al Awar, apresentou "Tashkent: Apropriando-se do Modernismo" na Trienal de Arquitetura de Sharjah. A exposição destaca três notáveis exemplos de arquitetura moderna em Tashkent, no Uzbequistão. Idealizada por Wael Al Awar, fundador e diretor da waiwai, a mostra apresenta os três estudos de caso e sua significativa evolução ao longo do tempo.
Oferecendo uma análise detalhada desses edifícios, a exposição cria uma narrativa sobre a interação entre o modernismo e a herança arquitetônica do Uzbequistão. Na exposição, réplicas em escala de fragmentos arquitetônicos - em escala 1:2 - convidam os visitantes a uma experiência imersiva. Cada um dos três edifícios é representado por duas peças, mostrando duas fases distintas de sua existência: a construção original e as modificações posteriores. Dispostas cuidadosamente ao longo da exposição, as peças destacam as transformações ao longo do tempo e convidam à reflexão sobre o crescimento do patrimônio arquitetônico modernista em Tashkent.
A artista e arquiteta baseada em Tashkent, Anahit Kayumova, colaborou com a exposição. Kayumova dá vida à fachada dos edifícios adicionando texturas de diferentes superfícies às réplicas em exposição. Ela mescla fachadas originais e alteradas ao combinar elementos ornamentais de fotos históricas e modernas para criar novos designs. Essa iniciativa destaca o caráter moderno, complexo dos edifícios, resultado do projeto original e das adições posteriores.
Artigo Relacionado
Pantone revela Peach Fuzz como a cor do ano de 2024Parte de uma pesquisa maior sobre o modernismo em evolução em Tashkent, essa série já foi exibida em Milão, Tashkent e agora em Sharjah. Como parte da edição de Tosin Oshinowo na Trienal de Sharjah, a exposição se encaixa no tema geral: "A Beleza da Impermanência: Uma Arquitetura de Adaptabilidade". Seu objetivo é explorar diferentes camadas históricas dos projetos modernistas, promovendo um entendimento mais profundo do patrimônio da cidade.
Inaugurada em 11 de novembro de 2023, a Trienal de Arquitetura de Sharjah representa uma metáfora para destacar inovações na arquitetura, com um foco especial no Sul Global. Com contribuições de 29 arquitetos, a trienal busca criar espaço e plataforma para discussões em torno do Sul Global. Em Sharjah, a equipe do ArchDaily conversou com a curadora Tosin Oshinowo para explorar os princípios e intenções por trás do evento. Influenciada por sua experiência de vida em Lagos, Oshinowo concentrou a Trienal em celebrar locais que prosperam em condições de escassez e nos modelos alternativos que o Sul Global pode oferecer. Em paralelo, a Trienal de Sharjah apresenta o pavilhão "Corredor de 3 Minutos" da WallMakers, explorando o desperdício em escala global e diferentes metodologias de reutilização de materiais.
Convidamos você a acompanhar a cobertura completa do ArchDaily sobre a Trienal de Arquitetura de Sharjah de 2023.